Projeto “Celta! Eu?”
O projeto “Celta! Eu?”, financiado pelo Programa Erasmus+, decorreu do dia 18 de maio até ao dia 18 de dezembro de 2015, e foi promovido pela Associação Juvenil de Deão – AJD, em parceria com o Município de Vedra e com a Fédération d’Animation Ruraleen Pays de Vilaine. A atividade do projeto desenvolveu-se do dia 27 de julho ao dia 4 de agosto de 2015. Participaram 29 jovens de Portugal, da Espanha e da França, dos 14 aos 22 anos, mais 6 líderes de grupo, residentes em regiões rurais.
Foram objetivos do projeto fomentar a cooperação territorial entre as três regiões; conhecer e reviver usos e costumes da sociedade Celta que influenciaram a construção de identidades na Galiza, Minho e Bretanha; perceber as semelhanças existentes entre as regiões, tendo em conta a cultura celta; promover a entreajuda, a auto-estima, a responsabilidade e a autonomia, contribuindo para a aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais; sensibilizar a juventude para a importância da sua participação no desenvolvimento das comunidades, impulsionando a criatividade e o empreendedorismo; adquirir e/ou reforçar as competências linguísticas; consciencializar para uma cidadania europeia e para um crescimento sustentável; proporcionar a interculturalidade.
Desde que nascemos somos da Galiza, do Minho e da Bretanha. Portanto, assumimos com tantas outras pessoas a mesma condição identitária, como algo que fosse inquestionável. Parte do que somos vem inquestionavelmente da nossa herança. Numa época onde a mobilidade e o ser cidadão/ã da Europa e do mundo quase que nos obrigam a esquecer as nossas raízes, foi um dever sentido, pelas entidades e a juventude envolvida neste projeto, dar a conhecer e homenagear os/as que nos antecederam, até porque os/as envolvidos/as no projeto crêem que ser um/a cidadão/ã pleno/a da Europa e do mundo não é possível sem o conhecimento das raízes. Tendo em conta a cumplicidade das três regiões, foi um desafio interessante para a juventude participante neste projeto escrever um livro infantil para crianças.