História

Por iniciativa de alguns/algumas jovens, interpretando o sentir de muitos/as outros/as, e na sequência de algumas conversas tidas por aqui e ali, nasceu a Associação Juvenil de Deão - AJD.

De um modo informal e fazendo jus à irreverência tão própria e natural da juventude, realizou-se uma reunião, numa cozinha, à qual compareceram diversos/as jovens da freguesia de Deão, com a finalidade de apresentarem e discutirem a criação de uma associação para promoção, desenvolvimento e apoio de atividades culturais, desportivas, recreativas e sociais a realizar na freguesia, com especial incidência junto das camadas mais jovens, sem descurar o apoio à restante comunidade.

Na sequência desta reunião embrionária, a juventude, em coligação de vontades e esforços, imbuídos de um forte espírito associativo, iniciaram um projeto de constituição da associação à qual, em reunião de 1 de Dezembro de 1996, denominaram de Associação Juvenil de Deão - AJD. Por sua vez, a AJD foi formalmente fundada em 19 de Abril de 1997 e tem por fim criar e desenvolver actividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

A AJD, associação sem fins lucrativos, é ainda uma associação RNAJ e beneficia do Programa de Apoio Juvenil – PAJ. A sua característica juvenil ressalta do facto de 75% dos/as seus/suas associados/as, assim como, 75% dos membros da direção terem idade igual ou inferior a 30 anos. Faz parte dos órgãos sociais da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, sendo também associada da Federação Nacional das Associações Juvenis - FNAJ. É, ainda, um centro de cultura e desporto filiado no INATEL. Esta associação é membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e da Comissão Social Inter-freguesias do Vale do Lima Sul.

Foi no dia 19 de Abril de 1997 que a Associação Juvenil de Deão – AJD, foi fundada oficialmente. Está inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis desde 31 de Outubro de 1997.

Valores

Cooperação/ tolerância/ solidariedade/ amizade/ democracia/ sinceridade/ responsabilidade/ união/ respeito/ paz/ diálogo/ voluntariado/ igualdade

Lema

“Faz-se caminho ao andar!”

Logótipo da associação

Antes: O logótipo da Associação de forma circular, é pintado com as cores amarela, vermelha e preta. Tem o nome da Associação inscrito a preto sob fundo amarelo à volta da circunferência, encontrando-se a sigla AJD inscrita a vermelho sob fundo preto no seu centro, com o J em relevo. O chafariz que representa o património cultural de Deão (construção em esteios formando uma caroça) está desenhado no meio. Na base está assinalado o ano de 1996.

Agora: O logótipo representa um “Ser” denominado “juventude”, isto é, uma figura humana estilizada e em movimento. A sua forma pretende demonstrar atitude, acção, movimento, dinamismo, alegria, tudo isto conjugado com cor. A cor do logótipo distribui-se pelo azul, branco, verde, vermelho, lilás e rosa. O azul sugere a ideia de responsabilidade. Não obstante, o azul encontrar-se sobre o branco - cor de fundo do “Ser” e a linha que define o “Ser” - este, o azul, não cobre toda a forma. Assim, o azul conjugado com a linha e o branco significa o “Outro”. O “Ser” está assim definido. As outras cores, cores vivas - verde, vermelho, lilás e rosa - significam valores como esperança, amor e amizade. Este logótipo representa um conjunto de ideias, atitudes e valores que norteiam a Associação Juvenil de Deão.