top of page

Projeto “A Igualdade de Género como Exercício para a Cidadania”, promovido pela ANIMAR

Este projeto visou, a partir da rede de desenvolvimento local Animar, assegurar dois pilares essenciais de promoção dos princípios de igualdade de oportunidades, em especial o do género: 1) sensibilização/disseminação “campanha regional de sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género” e 2) Investigação-ação Diagnóstico Organizacional sobre “A gestão do tempo e a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional nas organizações da rede Animar”. A Animar entende assim o projeto como uma resposta à necessidade imperiosa de integração da perspetiva do género, como um instrumento para melhor compreender as causas das desigualdades entre Mulheres e Homens neste universo por ela representada de entidades do Terceiro Setor.

Neste sentido, a AJD propôs-se ao seguinte: realização de um questionário de auto-diagnóstico que se destinou a um melhor conhecimento do funcionamento da nossa associação, bem como, da experiência que possuímos no âmbito da Igualdade de Género, elaboração de um Plano de Melhoria relativo à Igualdade de Género nas dinâmicas internas da associação e realização de uma campanha regional, com o intuito de desenvolver um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas de forma a fomentar a cultura da Igualdade de Género e da Cidadania. No âmbito desta campanha, realizamos uma ação de sensibilização na comunicação social local sobre a temática da cidadania e Igualdade de Género, um ciclo CINEMA E IGUALDADE DE GÉNERO, o Dia pela Igualdade com o Mural para a Igualdade e a Corrida pela Igualdade, uma Oficina de Sensibilização para Técnicos/as da Rede Social do concelho de Viana do Castelo, a divulgação do Mural para a Igualdade com t-shirts na Manifesta Jovem, em Lanheses, no Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa, em Lisboa (ISCTE), no EMAX (Encontro Mostra Associativa Juvenil Portugal Galiza), em Chaves, e no Seminário Final do referido projecto. Ainda, realizou-se a apresentação deste projeto nacional no fórum de Economia Social no domínio da Empregabilidade e do Empreendedorismo na Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.

Posts Novos
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.