Organização da Iniciativa MANIFesta Jovem

A MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local teve a sua primeira edição há 15 anos, em Portugal, tendo sido organizada pela ANIMAR e por entidades parceiras locais.

No ano 2010, surgiu a ideia da MANIFesta’10 – descentralizada e repartida por quatro momentos e temas. Foi Viana do Castelo a cidade que acolheu o primeiro momento desta Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local. O “Empreendedorismo Jovem e Economia Social” foi o tema que abrigou a MANIFesta Jovem, que decorreu na Escola EB 2,3/S, sede do Agrupamento de Arga e Lima, em Lanheses, nos dias 30 e 31 de outubro. Esta iniciativa foi promovida pela Animar, ao abrigo do acordo de cooperação IEFP/ANIMAR, tendo assumido a Associação Juvenil de Deão – AJD o papel de dinamizadora local, contando com a colaboração de um conjunto de entidades parceiras (ADLML, Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Nacional das Associações Juvenis, Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Junta de Freguesia de Deão, Instituto Português da Juventude). Esta iniciativa possuiu como objetivos: promover a participação de jovens e do movimento associativo numa discussão e reflexão alargada sobre as realidades e as principais problemáticas da população juvenil e da sua importância como ator estratégico de desenvolvimento do local; conhecer e dar a conhecer a rede ANIMAR Juvenil – inventariando as práticas e dinâmicas juvenis da rede no âmbito do empreendedorismo social e outras que contribuam para o processo; e dinamizar contactos e iniciativas conjuntas que contribuam para a organização de uma rede juvenil de empreendedorismo social e desenvolvimento local num processo de animação territorial.

Posts Novos
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.